NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Os petroleiros comemoram o avanço nas negociações com a empresa no quesito segurança, com maior presença do sindicato nas plataformas. Para o Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a nova proposta da Petrobras, apresentada na segunda-feira (21), aumenta o número de embarques de representantes sindicais nos postos de trabalho, o que contribui com a redução de acidentes e mortes da categoria.

 

Os trabalhadores estão em campanha salarial e reivindicam mais segurança.

A terceira proposta da empresa garante que representantes sindicais poderão participar de todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) offshore, com três embarques anuais em cada plataforma. O que representa 180 embarques nas plataformas. Destes, somente na Bacia de Campo serão 150 visitas.

 

“A questão da segurança do trabalhador é o ponto principal nas negociações. Já havíamos avançado no reajuste salarial e em outras questões. Agora, com a possibilidade de estarmos mais vezes nas plataformas podemos acompanhar melhor o trabalho de campo e garantir questões básicas de segurança”, afirmou João Antonio Moraes, coordenador da FUP.

 

Segundo a FUP, desde 1995, pelo menos 310 trabalhadores morreram em acidentes na Petrobras e subsidiárias. E a cada 10 mortes ocorridas por causa de acidente de trabalho, nove são terceirizados – recebem menos treinamentos, salários menores e equipamentos inferiores. Somente neste ano, 16 trabalhadores morreram em acidentes, sendo 14 terceirizados.

 

Em reunião, nesta terça-feira (22), no Rio de Janeiro, o Conselho Deliberativo da entidade, formado pela diretoria colegiada da Federação e um representante de cada sindicato filiado, indicou por unanimidade a suspensão da greve por tempo indeterminado e a aceitação da nova proposta, formalizada na segunda-feira (21).

 

A partir de sábado (26), os sindicatos farão assembleias para decidir se aprovam, ou não. Segundo João Antonio, o processo pode durar até uma semana. Mas, antes disso, na segunda-feira (28), já haverá uma prévia da decisão da maioria.

 

Outras conquistas

 

 

A nova proposta também garante o pagamento das horas extras do feriado de sete de setembro para os trabalhadores de turno e demais regimes especiais. Voltando, portanto, a receber o extra turno de cinco feriados nacionais, além da segunda-feira de carnaval e do meio dia da quarta-feira de cinzas.

 

A categoria também terá ganhos na assistência médica (AMS), auxílios educacionais, Programa Jovem Universitário, benefício farmácia, fundo de pensão (Petros), direitos dos trabalhadores anistiados e aposentados, entre outras conquistas. Além de garantir ganho real entre 2,5% e 3,25% no salário.

O resgate da progressão salarial a cada 12, 18 e 24 meses, como era praticado pela empresa até 1997, é outro ponto histórico desta campanha. Os petroleiros terão um nível salarial integral a cada dois anos, independentemente da avaliação dos gerentes.