NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Imobiliária de Londrina é representante de sistema construtivo que é composto por paredes duplas de madeira com forração interna
Cálculo da empresa aponta custo 30% inferior ao de uma casa de alvenaria; durabilidade é de 150 anos, com 25 anos de garantia

Uma nova técnica que vem ganhando espaço no ramo imobiliário é o sistema artesanal de construção, cuja estrutura é formada por ripas de madeira com forração interna. Diferentemente dos modelos norte-americanos, de acordo com Ricardo Domingues, gerente comercial da Casa Vila Rica, representante no Brasil, este sistema não é de casas pré-fabricadas ou pré-moldadas. ”Na linguagem popular, é que o chamam de casas-sanduíche”, resume.

Ele explica que são paredes duplas de madeira, que vão receber internamente um colchão de ar de sete centímetros, formando uma espécie de forração e controle térmico. ”Não é uma placa grande, mas ripas de madeira de 8 a 10 centímetros de largura, que serão encaixadas e fixadas uma a uma na estrutura da obra formando a parede. É como o processo de alvenaria, mas, em vez dos tijolos, é colocada a madeira.” No total, a parede fica com uma espessura de 10 centímetros.

As partes da casa como banheiro, lavandeira, alicerce e pilares aparentes são construídos em alvenaria tradicional. ”Tudo isso deve estar pronto antes da colocação das madeiras”, informa. Numa obra são utilizadas cerca de 800 mil ripas. Na parte exterior, necessariamente, a madeira deve ser nobre, em função das ”agressões” da natureza. ”A manutenção, por sua vez, precisa ser feita somente a cada cinco anos, passando uma camada de verniz”, detalha.

Com relação ao investimento, o gerente diz que fica em torno de 30% mais barato que a de alvenaria. ”A durabilidade é de 150 anos. A empresa fornece ainda 25 anos de garantia”. Os modelos construtivos, segundo ele, já são autorizados para a construção do Projeto ”Minha Casa, Minha Vida”. Podem, também, perfeitamente ser aplicados em construções com vários pavimentos ou ampliados posteriormente devido sua alta funcionalidade. Em Londrina, as casas-sanduíche têm a representação da Santa América Imobiliária.