NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

As centrais sindicais vão se reunir na próxima segunda-feira (dia 23), na sede da Força Sindical para elaborar uma proposta de mudanças na portaria do ponto eletrônico que posteriormente será encaminhada ao Ministério do Trabalho, informou Miguel Torres, presidente interino da Força Sindical.Ontem, Torres defendeu que a marcação do ponto eletrônico esteja incluída no acordo coletivo de cada empresa. Essa proposta foi debatida com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Na reunião foi debatida a  melhor forma de implementação do ponto eletrônico, além de sanar dúvidas sobre o assunto.
 “Uma das propostas é que o sindicato faça acordo com as empresas que têm dificuldade para cumprir a norma. Cada empresa tem o seu horário. A forma como será a marcação do ponto eletrônico poderia estar dentro do acordo coletivo, que seria o mais viável”, declarou.

 

Torres considera que a norma além de disciplinar a marcação das horas trabalhadas poderá evitar fraudes.

Segundo a Portaria 1.510, editada pelo Ministério do Trabalho, toda vez que o trabalhador fizer alguma marcação no relógio de ponto será impresso um comprovante de papel.

Além da Força Sindical, devem participar da reunião representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Central Geral dos Trabalhadores Brasileiros (CGTB) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), além dos deputados Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), Ademir Camilo (PDT-MG) e Roberto Santiago (PV-SP).