NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A CUT, (Força Sindical, UGT, CGTB e NCST) realizam nesta quinta, dia 7, uma grande manifestação pela celebrar o Dia Mundial do Trabalho Decente, cujas principais bandeiras são a defesa da política de valorização do salário mínimo, medida que beneficia diretamente mais de 40 milhões de trabalhadores e trabalhadoras.
A atividade, que acontece em SP, inicia às 10h, na Praça Ramos de Azevedo.
O Secretário de Relações Internacionais da CUT Nacional, João Felício, destaca que é importante garantir que seja efetivada e materializada como política de Estado a valorização do salário mínimo, para que inclusive não sirva à demagogia às vésperas da campanha eleitoral. “Temos que combater o alto índice de terceirização e precarização que existe em algumas categorias como a construção civil e os canavieiros. Queremos o cumprimento de leis, bem como é fundamental ampliar a fiscalização e o combate à impunidade nos locais de trabalho”, destacou

Salário Mínimo de R$ 560
A CUT e as centrais estão propondo um valor de R$ 560 para o Salário Mínimo em 2011, número que é resultado da estimativa da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2010 – apresentada pelo próprio governo, de 5,52% – que é o percentual de inflação do período, utilizado para repor as perdas – somado à média do crescimento econômico de 2006 a 2009 (Produto Interno Bruto), de 3,8%. O acordo firmado com o governo federal considera a inflação medida pelo INPC mais a variação do PIB do ano anterior. Como em 2009 o PIB registrou queda de 0,2%, isso comprometeria a política de valorização. “Então, embora o acordo seja até 2023, há uma situação completamente diferente, que torna necessária uma adequação para não comprometermos o princípio da valorização”, acrescentou Felício.

Mobilização
Dia Mundial do Trabalho Decente

Data: 7 de outubro (quinta-feira)

Horário: 10h

Local:
Teatro Municipal de São Paulo, depois os trabalhadores seguirão em passeata pela Barão de Itapetininga, seguindo pela avenida Ipiranga e São Luís até a rua Martins Fontes (Superintendência Estadual do Trabalho e Emprego)