NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Gilberto Carvalho e centrais sindicais traçaram agenda de negociações.
Reunião no Palácio do Planalto sobre o fim do fator será em junho.
Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

Após reunião no Palácio do Planalto com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, as centrais sindicais anunciaram nesta quinta-feira (5) que o tema prioritário nas negociações com o governo é o fim do fator previdenciário. Segundo ele, foi marcada uma reunião sobre o tema no próximo dia 2 de junho.

“No início de junho o tema será o fator previdenciário. E a proposta das centrais sindicais é pelo fim do fator”, disse o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique. Ele afirmou que neste mês serão coletadas informações sobre o assunto e discutidas alternativas para reduzir os prejuízos da Previdência Social.

 “Na segunda, já teremos reunião para debater a estratégia das centrais […] não vai ter o fim do fator só. Conversaremos sobre alternativas”, disse.

O fator previdenciário reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso de homens, ou 60, no caso das mulheres. O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e 30 para mulheres.

Henrique afirmou ainda que foi entregue a Carvalho uma agenda de negociações que também inclui os temas: redução da jornada de trabalho, desoneração da folha de pagamento, progressão de impostos e reforma tributária.

De acordo com o presidente da CUT, as reuniões entre o governo e as centrais sindicais serão mensais. O encontro desta quinta com Gilberto Carvalho teve a participação das seis centrais- Força Sindical, CUT, CTB, CGTB, NCST e UGT.

Fonte: G1