NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Mais de 1.500 mulheres sindicalistas de todo o País tiveram um encontro com Dilma Rousseff, nesta terça-feira (17), para entregar à candidata a presidente a “Plataforma das Mulheres Trabalhadoras para as Eleições 2010”. O documento, encaminhado por sindicalistas ligadas às Centrais CTB, Nova Central, CGTB, CUT, Força Sindical e UGT, contém várias propostas para ampliar os direitos das mulheres no mercado de trabalho.

O evento, que teve início às 11 horas na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, região central da capital paulista, teve a presença dos presidentes das seis Centrais, que falaram às sindicalistas que Dilma chegasse ao local.

Ao entrar no plenário lotado, a candidata da coligação “Para o Brasil seguir mudando” foi saudada por um coro de “Brasil, pra frente! Com Dilma presidente”, acompanhado de aplausos ensurdecedores. Na mesa, Dilma recebeu o documento, entregue pelas coordenadoras femininas das Centrais – Rosane da Silva, da CUT; Maria Auxiliadora dos Santos, da Força Sindical; Maria Pimentel, da CGTB; Cássia Bufelli, da UGT; Celina Arraes, da CTB; e Sônia Maria Zerino da Silva, da Nova Central.

Entre as propostas das sindicalistas, estão a garantia de creche nas empresas com mais de 100 trabalhadores, igualdade de salários entre homens e mulheres em funções semelhantes e igualdade de oportunidades na carreira. As sindicalistas reivindicaram ainda a jornada de 40 horas semanais e continuidade da política de valorização do salário mínimo, entre outros temas.

Propostas – A candidata à presidência ressaltou a política do governo Lula, que gerou mais empregos para as mulheres. Ela lembrou que de 2002 a 2009, a presença delas no mercado de trabalho cresceu mais de 40%. Dilma anunciou que pretende criar seis mil creches na sua gestão, sendo uma média de 1.500 por ano. Ela também destacou a proposta do seu programa de governo de criar uma rede integrada de saúde da criança, que dará atenção desde a concepção até a idade de um ano.