NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Um grupo de 300 funcionários da Foxconn, que trabalham na fábrica de Wuhan, na província de Hubei, na China, realizaram protestos contra a política de salários da companhia. De acordo com sites internacionais de notícias, parte dos empregados fez ameaça de suicídio coletivo caso a empresa não cumpra um acordo feito no início do mês.
No dia 2, os funcionários da fábrica responsáveis pela linha de produção do console de jogos Xbox 360, daMicrosoft, exigiram da Foxconn aumento salarial. A empresa teria se recusado a reajustar os salários, mas informado que daria uma compensação para os empregados que se demitissem de forma voluntária.

O site de oposição ao governo China Jasmine Revolution afirma que a empresa não efetuou o pagamento das compensações aos 45 demissionários. Em resposta, aproximadamente 300 empregados ameaçaram saltar da cobertura da fábrica, o que resultaria em um suicídio coletivo.

Outro jornal britânico, o “The Telegraph”, afirma que 600 funcionários protestaram contra a empresa, mas 150 ameaçaram se atirar do prédio.

O jornal britânico “Huffington Post” informou que a Microsoft está investigando o incidente porque não tem interesse em produzir seus consoles de jogos em fábricas que não oferecem boas condições de trabalho.

Desde 2010, a Foxconn enfrenta problemas por conta do tratamento dispensado aos seus funcionários e aos baixos salários na China. Há dois anos, 14 pessoas se suicidaram nas fábricas da companhia.

Na terça-feira, a Microsoft anunciou que a colocação de 66 milhões de unidades de seu console de jogos Xbox 360nas mãos dos consumidores, tornou o equipamento o primeiro em vendas no mundo. O dispositivo sensor de movimentos Kinect, por sua vez, atingiu mais de 18 milhões.