NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Em nota divulgada neste domingo (1) saudando os trabalhadores pelo Dia do Trabalho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou preocupação com a desregulamentação social que vem se impondo às relações trabalhistas. A CNBB critica o não cumprimento ao descanso semanal do trabalhador e lembrou dos problemas enfrentados por trabalhadores da construção civil, além da exploração trabalhista e de situações atuais de trabalho escravo.

“Acentua-se o ritmo acelerado de execução das grandes obras de infraestrutura, com contratos coletivos de trabalho, que acabam esgotando rapidamente a capacidade do trabalhador e sua resistência física. Basta lembrar, recentemente, os problemas acontecidos nas obras das represas de Jirau e Santo Antonio, no Rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia”, afirma o documento.

A nota da CNBB também fez referência à beatificação do papa João Paulo II, lembrando que ele “acompanhou de perto as grandes mudanças culturais, políticas e econômicas ocorridas no final do milênio, fazendo-se ele próprio um dos protagonistas dessas mudanças”.

 “O beato João Paulo II, que tanto amou a classe trabalhadora, continue a interceder, lá no céu, pelo bem de toda a humanidade e nos ensine sempre a reconhecer no trabalho humano a realidade mais importante, fundamental e decisiva da vida em sociedade”, complementa o documento, assinado pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo vice-presidente da entidade, Dom Luiz Soares Vieira e pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

Fonte: O Estado do Paraná