NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O Centro de Apoio vai funcionar no âmbito da Diretoria Legislativa e será composto por seis técnicos selecionados entre os servidores que já fazem parte do quadro administrativo da Assembleia. Segundo a assessoria de imprensa da Assembleia, embora suas atividades façam parte da atribuição institucional dessa diretoria, elas não vinham sendo executadas por falta de uma estrutura adequada para tanto.

A proposta da Diretoria Legislativa é difundir a informação e o conhecimento pertinentes à produção legislativa, interagindo com as assessorias de gabinetes, principalmente na elaboração de propostas de lei. Mas atuará conforme a demanda, partindo a iniciativa, sempre, dos próprios deputados.

Segundo o coordenador do Centro, Mauro Borges, como o centro não é previsto no Regimento Interno da Casa, a partir de seu funcionamento é que o trabalho vai ser adaptado conforme a demanda.

Ainda será analisado se o auxílio do Centro de Apoio terá que passar por protocolo e o prazo para liberar cada solicitação. O atendimento deve ser feito em ordem cronológica.

É importante também ressaltar que a passagem dos projetos de lei pelo centro não será obrigatória. Borges acredita que os deputados acabarão utilizando da assessora para propostas mais complexas, e os projetos mais simples continuarão a cargo dos assessores.