NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Curitiba, Região Metropolitana e Litoral

imagemnoticia13Na quinta-feira (27) foi realizada na cidade de Matinhos, litoral do Paraná, a quinta Conferência Macrorregional sobre o Trabalho Decente. Mais de 400 pessoas participaram do evento, entre elas, representantes do governo e de organizações de trabalhadores e de empregadores de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Entre as principais metas da conferência estavam o debate e apresentação de propostas relacionadas aos princípios e direitos fundamentais do trabalho, o fortalecimento do tripartismo e o diálogo social como instrumento democrático para a construção de políticas públicas direcionadas ao trabalho decente.

 Na avaliação do secretário de estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o fortalecimento do diálogo direto com os atuantes em cada uma das regiões do Paraná auxiliou para mapear as condições regionais. “Todo o material que foi apresentado nas conferências servirá para desenvolver ações para garantir que o trabalho seja exercido em condições de igualdade, liberdade e segurança”, disse. 

No evento em Matinhos foram escolhidos os 190 delegados, sendo, 19 da Sociedade Civil, 57 do Governo, 57 das Organizações Patronais e 57 dos Trabalhadores, destes, 11 delegados e 1 suplente (21% da bancada trabalhista) são representantes da NCST/PR.  

paranagua_017 paranagua_013
imagemnoticia15 imagemnoticia14

  


Região Centro Sul

imagemnoticiaA última das seis Conferências Macrorregionais sobre o Trabalho Decente foi realizada na sexta-feira (28), em Ponta Grossa, O evento reuniu mais de 300 representantes de instituições governamentais, empregadores e trabalhadores de 58 municípios do Centro-Sul do Paraná – composto pelas regiões de Guarapuava, Irati, Pitanga e União da Vitória.

Após aprovação em plenária das propostas levantadas em cada grupo, os conferencistas escolheram 80 delegados que representarão as instituições de empregadores, de trabalhadores e do governo na I Conferência Estadual de Trabalho e Emprego Decente. Das 24 vagas destinadas a bancada dos trabalhadores, 06 delegados e 1 suplente são representantes da NCST/PR.

Mais de 600 delegados, escolhidos nos eventos regionais, participarão da I Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, em Curitiba. Destes, 50 representarão o Paraná na Conferência Nacional do Trabalho Decente, programada para maio de 2012.

 

A realização das conferências foi um grande avanço para o Paraná, pois permitiu a construção de uma política de proteção, com o objetivo de garantir que os direitos dos trabalhadores não sejam violados.

Os debates em nível regional possibilitaram avanços, de forma abrangente, nas questões que envolvem o combate à informalidade, ao trabalho escravo, à exploração sexual de crianças e adolescentes e à pobreza extrema, que ainda penaliza a população.

RESULTADOS – As conferências macrorregionais, realizadas em parceria com o Grupo Executivo Tripartite do Trabalho Decente e com o apoio da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, abrangeram todo o Paraná e foram realizadas em Pato Branco, Cascavel, Maringá, Londrina, Matinhos e Ponta Grossa. De acordo com a organização dos eventos, mais de 2 mil pessoas participaram dos debates. 

imagemnoticia1 imagemnoticia2
imagemnoticia10 imagemnoticia3