NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Houve nova deterioração das expectativas coletadas pelo Boletim Focus, do Banco Central (BC), que se seguiu à divulgação, na semana passada, da ata do Comitê de Política Monetária (Copom). A ata sinalizou uma possível interrupção no ciclo de alta da taxa de juros.

Os analistas e especialistas que respondem ao Boletim Focus elevaram mais uma vez as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2012, que passou de 5,28%, na semana passada, para 5,3% no documento divulgado segunda-feira (1º).

Há um mês, a mediana das previsões do mercado apontava IPCA em 5,1%.

Já a estimativa para a inflação deste ano permaneceu estável, em 6,31%, pela terceira semana consecutiva.

O mercado também não fez alterações na projeção para a taxa Selic ao longo deste ano. Os analistas mantiveram a aposta em mais uma elevação dos juros em 0,25 ponto percentual, para 12,75% ao ano.

Para o próximo ano, os especialistas revisaram as previsões e agora acreditam em uma leve redução de 0,25 ponto percentual, fechando 2012 em 12,5% ao ano.

Os últimos dados de inflação têm mostrado certo alívio inflacionário, mas os analistas acreditam que essa sazonalidade pode terminar por volta de agosto.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) divulgado, segunda-feira (1º), pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e que apontou queda de 0,04% na quarta leitura de julho, reforça a avaliação de “esgotamento” do movimento deflacionário, que foi beneficiado pela sazonalidade do período desde o fim de maio, diz Eduardo Velho, economista-chefe da Prosper Corretora.