NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Durante o ano passado, a indústria da construção civil no Grande ABC demitiu 1.029 trabalhadores, número 2,19% maior do que em 2010. Somente em dezembro foram 801 postos a menos nos canteiros. A explicação do escritório regional do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) é que a entrega de diversas obras no fim do ano e a dispensa dos operários colaboraram para a alta do indicador.
 
Mauá liderou o crescimento nas demissões, com 1.068 trabalhadores demitidos ao longo do ano. A vizinha Ribeirão Pires vem em seguida, com 697 vagas a menos. Segundo a diretora regional do SindusCon, Rosana Carnevalli, o término as obras do Trecho Sul do Rodoanel e da ligação com a Avenida Jacu-Pêssego levou à dispensa de centenas de pessoas. Em Ribeirão, deve-se à entrega de alguma obra comercial, pois a maior parte da cidade fica em área de manancial.

Em terceiro lugar nas demissões está São Caetano. As construtoras e empreiteiras que atuam no município com o metro quadrado mais caro das sete cidades mandaram embora 141 funcionários. “Como 2011 foi forte em lançamentos, neste ano haverá muitas contratações”, avalia. Os canteiros instalados na cidade empregam 10.560 pessoas. Outra queda discreta foi observada em Diadema, onde houve aumento de 0,54% nas dispensas. Mas em dezembro, foram contabilizadas 293 demissões.
POSITIVO
Bons resultados foram computados em Santo André, São Bernardo e Rio Grande. Rosana diz que os números alcançados no território andreense surpreenderam. Os postos com carteira assinada cresceram 9,02%, totalizando 786 vagas. E São Bernardo foi o único município onde a indústria da construção contratou em dezembro na região, recrutando 114 operários. Rio Grande encerrou o ano com saldo positivo de três vagas.
A expectativa de Rosana é que durante 2012 pelo menos 4.000 postos de trabalho sejam criados para atender a demanda das empresas que vão iniciar a construção de empreendimentos. Em 2011, o Grande ABC ficou posicionado como sexto maior empregado do setor no Estado, com 45.894 trabalhadores.
Balanço do SindusCon-SP mostra que São José do Rio Preto e Santo André (que abrange as sete cidades no levantamento) tiveram as maiores quedas nas contratações, de 4,31% (2.867 postos fechados) e 2,19% (1.029 empregos a menos), respectivamente. No Estado, a situação foi inversa com as contratações subindo 5,7%, somando 42.609 empregos criados em 2011. No País, as vagas com carteira assinada tiveram alta 7,46%, com 211.098 mais postos.