NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Em um ponto os sindicatos dos empresários e dos trabalhadores da construção civil na Bahia concordam: falta um treinamento adequado para os operários do setor, o que potencializa os riscos de acidentes nos canteiros de obras.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Alberto Matos Vieira Lima, admite que existe, no mercado baiano,  forte carência  de profissionais qualificados.  O grande aumento na atração de mão de obra para o setor tem promovido uma maior presença de profissionais sem treinamento completo nas obras, o que aumenta os riscos de acidentes , afirmou. Muitas empresas têm desenvolvido programas de capacitação, mas é preciso avançar.

Entre 2006 e 2010, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira da Bahia (Sintracom-BA), o número de acidentes nos canteiros de obras da Bahia saltou de 21, com cinco mortes, para 108, com seis óbitos.

É preciso que os empresários invistam mais na capacitação dos trabalhadores e em equipamentos de segurança , afirmou o presidente do sindicato dos obreiros, José Ribeiro.