NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A falta de terrenos com valores acessíveis e alta taxa de demissões deram uma desacelerada no setor de construção civil. De olho no reaquecimento  com as obras previstas para a região nos próximos anos, diversos setores da cidade se organizam para trazer cursos de formação no setor. Segundo o presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, em Uberaba, Altamir de Araújo Roso Filho, a expectativa é que no mês de fevereiro sejam iniciados os cursos de formação.
Ao todo foram investidos cerca de R$ 3 milhões no projeto Centro de Excelência da Construção Civil, idealizado pelo sistema da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que visa a qualificação de mão de obra no setor. O projeto  irá oferecer cursos de formação em diversas áreas da construção civil desde pedreiro até especializações nas fases de acabamento.  A formação será em parceria com o Senai  e deverá atender cerca de 500 pessoas de toda a região.
 
Nos últimos meses o setor da construção civil em Uberaba não tem passado por bons momentos. A taxa de demissões foi maior do que a de contratações nos últimos três meses de 2011. Mas a situação deve mudar até o segundo semestre de acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil em Uberba (Sinduscon), Nagib Facury.Segundo Altamir de Araújo, a estrutura do local esta completa. “Toda estrutura  está pronta inclusive as salas de aula. A única parte que não está completa são os laboratórios de concretagem. Serão investidos cerca de R$ 200 mil na compra e estruturação desse setor”, explicou.
Segundo Nagib, a desaceleração do setor nos últimos meses do ano foi causada pela finalização de diversas obras do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ do Governo Federal na cidade.  Outro motivo para a falta de movimentação no setor na cidade é a falta de terrenos com valores acessíveis. “A maior movimentação do setor deve ser no segundo semestre, pois estamos buscando apoio do governo municipal para encontrar terrenos com menor custo para construção de casas dentro dos requisitos do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. A previsão é que no segundo semestre sejam construídas entre 500 até duas mil novas casas em Uberaba”, afirmou Nagib.
 
Com o início das obras no segundo semestre o presidente do sindicato acredita que a cidade deve voltar a enfrentar outro problema, a falta de mão de obra especializada e treinada. Ele acredita que os cursos de formação na região devem ajudar a amenizar a situação. “A preocupação com o treinamento dos profissionais não para. Hoje, as próprias empresas oferecem treinamento para suprir a falta de mão de obra”, disse o presidente do sindicato.
O presidente da Fiemg regional acredita que os cursos de formação devem amenizar, mas não suprir totalmente a falta de profissionais no mercado. “Acredito que este esforço das entidades ainda não seja possível resolver todo o problema, até porque quando as obras iniciarem muitos estarão em formação e isso demanda tempo”, afirmou Altamir.
 
O curso de formação será em parceria com o Senai e deverá atender cerca de 500 pessoas de toda a região. Os cursos básicos serão gratuitos, mas os de especialização não. Para mais informações sobre os cursos de formação no setor da construção civil basta procurar a sede da Fiemg ou o Senai em Uberaba.