NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A construtora Andrade Gutierrez S. A, responsável pela construção da Arena da Amazônia, é suspeita de cometer práticas de assédio moral a empregados nos canteiros de obras. Nesta segunda-feira (30), o Ministério Público do Trabalho do Amazonas (MPT/AM) recomendou práticas contra assédio moral.
 
A recomendação foi expedida pelo procurador do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, e determina a abstenção imediata de práticas que possam causar constrangimentos e humilhações aos empregados. A medida é resultado de uma denúncia de trabalhadores do canteiro de obras da Arena da Amazônia que estariam sofrendo com constrangimentos e humilhações constantes por parte dos superiores hierárquicos da construtora.
 
A recomendação advertiu ainda que a empresa Andrade Gutierrez promova políticas de esclarecimento aos funcionários (superiores e subordinados) relacionadas a explicação do que é o assédio moral no ambiente de trabalho e orientações sobre boas práticas de relacionamento interpessoal.
 
O MPT/AM informou que vai solicitar informações à empresa quanto a realização das medidas no prazo de 30 dias. De acordo com o procurador do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, os comportamentos expõem o trabalhador. “Como conseqüência disso, muitos trabalhadores se veem obrigados a pedir demissão como solução para se livrarem dos transtornos, ou estão adoecendo (estresse e depressão), ou, ainda, se suicidando”, asseverou o procurador.
 
Procurada pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa da construtora Andrade Gutierrez informou, no fim da manhã desta terça-feira, que não recebeu a recomendação do MPT/AM.