NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O Ministério do Trabalho de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, alertou nesta quarta-feira (14) representantes de 31 construtoras sobre os riscos nas obras. A principal preocupação é quanto aos elevadores: nos últimos dois anos foram oito acidentes com os equipamentos na cidade.

 

Mudanças feitas no ano passado na Norma Regulamentadora 18, que trata da segurança no transporte de materiais e pessoas nas obras, foram explicadas em uma reunião entre auditores e empresários do setor.

 

“O elevador a cabo está há muito tempo no mercado e tem diversos pontos frágeis, onde têm ocorrido acidentes”, afirmou o auditor fiscal Édson Bim. Só em Ribeirão, foram registrados oito acidentes com esse tipo de elevador nos últimos dois anos.

 

Pelas novas normas, as construtoras deverão fazer inspeções constantes nos equipamentos. Se alguma irregularidade for encontrada por fiscais, a empresa pode ser multada. “Os elevadores terão que ter um programa de manutenção preventiva, devem ser realizados testes de freios trimestralmente e deve haver um profissional habilitado responsável pelo equipamento”.

 

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Ribeirão Preto, Carlos Miranda, a aplicação da normativa vai melhorar as condições de trabalho. “Essas normas vão trazer mais segurança e mais condições de a gente exigir e cobrar das empresas”, disse.