NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Curitiba garantiu a realização das eleições de outubro pelo sistema biométrico (por identificação das impressões digitais), ontem pela manhã, ao atingir o percentual de 80% do eleitorado da capital recadastrado pela biometria, o correspondente a 1,015 milhão títulos de eleitor revisados. O índice era pré-requisito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a cidade recebesse a votação com o novo sistema a partir deste ano. Assim, Curitiba será a primeira e única cidade do Paraná a ter votação com a nova tecnologia em 2012. 
Mesmo com essa garantia, quem vota na capital e não aproveitar hoje para se recadastrar na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar em outubro. Até as 19 horas de ontem, o TRE mantinha o posicionamento de que o prazo não seria prorrogado. 

Durante o dia de ontem, penúltimo dia para o recadastramento, 11,1 mil pessoas haviam sido atendidas até as 18h30. A previsão era de que, até o fim do dia, passasse das 13 mil pessoas, o recorde de atendimento para um só dia. 

Quem deixou para comparecer ao TRE de Curitiba na última hora enfrentou filas por um tempo que variava de três a cinco horas. Todas as vagas de agendamento pela internet já estavam esgotadas. A fila, que começava dentro do TRE, na Rua João Parolin (bairro Prado Velho), se prolongava por toda a quadra da instituição, chegando perto da Linha Verde. 

Realidade bem diferente de quem pode aproveitar desde março do ano passado para fazer o recadastramento, inclusive com plantões em feriados e nos fins de semana. Até sexta-feira da semana passada, quem havia feito agendamento demorava dez minutos para finalizar o procedimento. Sem agendamento, a espera era de, no máximo, 40 minutos, dependendo do dia. 

Os telefones disponíveis para tirar dúvidas dos eleitores são: (41) 3330-8674              (41) 3330-8674       e (41) 3330-8673              (41) 3330-8673      .