NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Um grupo de 18 alunos que trabalham como carroceiros e carrinheiros na zona Sul da Capital começou na segunda-feira um curso para aprender a reciclar resíduos da construção civil.
A iniciativa da ONG Solidariedade, supervisionada por professores do curso de Engenharia Civil da Ufrgs, alia responsabilidade ambiental a novas oportunidades de geração de renda. O curso também vai ensinar os alunos a identificar os depósitos clandestinos para a realização da reciclagem destes materiais.
Depois de atuar durante 12 anos como papeleiro, Antonio Carboneiro,64, dedica-se atualmente ao trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Ele viu no curso uma alternativa de renda. “Porto Alegre tem 8 mil carroceiros e carrinheiros. Com a lei que determina a saída das ruas é fundamental a oferta de novas oportunidades de trabalho para a geração de renda. Esse povo todo não pode ficar simplesmente desempregado”, afirmou. “Quero ser um multiplicador desse trabalho depois de formado para mostrar a outros papeleiros uma forma de trabalho que também é ambientalmente correta”, ressaltou.
O coordenador da ONG Solidariedade, Sergio Amaral, destacou que mais seis turmas devem ser abertas durante o ano. “Queremos gerar além de uma nova oportunidade de renda, qualidade de vida. A Organização Internacional do Trabalho classificou a atividade dos catadores como um trabalho não decente, exposto a condições extremas de clima.” Os alunos que concluírem o curso serão posteriormente cadastrados pela Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local. “Durante o ano, vamos realizar um levantamento do perfil destas famílias para adequá-las em outros projetos de geração de renda”, disse o secretário-adjunto, Marcos Botelho.