NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Segundo o instituto, 22% não compareceram às urnas por estarem doentes ou com problemas de saúde; outros 15% alegaram desinteresse pelo pleito – mesmo índice daqueles que disseram estar viajando no último dia 2 de outubro.

Por g1


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (8), contratada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, mostra que a maioria dos eleitores que não foram votar no primeiro turno das eleições alegaram razões de saúde.

 

Mais de 32 milhões de eleitores não compareceram às urnas no dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições de 2022, uma taxa de abstenção de 20,95%. Em 2018, esse percentual foi de 20,3%.

 

O principal motivo apontado pelos eleitores para não ter ido votar no primeiro turno foi saúde/estar doente: 22%. Alegaram desinteresse pela eleição e pelos candidatos 15%. Outros 15% afirmaram estar viajando na data do pleito, enquanto 12% disseram estar trabalhando.

 

 

Ainda na lista das razões para comparecer às urnas no dia 2 de outubro aparecem: ausência de documento (11%), local de votação muito distante (8%), não ter o costume de votar (5%) e voto facultativo (3%).

 

Percentual menor de eleitores (2%) afirmou precisar cuidar de parentes, mesmo índice daqueles que responderam não ter dinheiro para votar (2%) ou ter se atrasado para a votação (2%). Outros motivos foram alegados por 10% dos entrevistados.

 

O Datafolha realizou 2.884 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 5 e 7 de outubro, em 179 municípios, em todas as regiões do país. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

G1

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/pesquisa-eleitoral/noticia/2022/10/08/datafolha-estado-de-saude-e-principal-motivo-entre-eleitores-que-nao-foram-votar-no-primeiro-turno-das-eleicoes.ghtml