NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Se a eleição fosse hoje, o palhaço-comediante Tiririca (PR) – que provoca risos e polêmica desde que suas controversas propagandas foram ao ar na TV – seria, o deputado federal mais votado em todo País.

Pesquisa Datafolha mostra que ele venceria políticos tradicionais e obteria 3% dos votos em São Paulo, chegando a 900 mil, considerando-se a proporção de 30 milhões de eleitores do estado.

Com a legenda 2222, de fácil memorização, Tiririca foi escalado como puxador de votos pelo Partido da República (PR). Desde a semana de 15 de agosto, o Google afere mais buscas por “Tiririca” do que pelos presidenciáveis Dilma Rousseff, José Serra ou Marina Silva.

Tiririca teria mais votos do que Paulo Maluf teve nas eleições de 2006, quando foi o deputado mais votado em todo o Brasil, com 739 mil votos. Em termos absolutos, em toda a história só perderia para Enéas Carneiro, morto em 2007, que nas eleições de 2002 foi anotado na urna por 1,5 milhão de eleitores.

Outras votações históricas, como a de Luiz Inácio Lula da Silva – eleito deputado federal em 1986 com 650 mil -, também seriam superadas. Ressalve-se que, na época, o colégio eleitoral era menor do que o de hoje.

Outros campeões nas urnas
A pesquisa Datafolha aponta outros candidatos que devem se consagrar nas urnas. Em São Paulo, depois de Tiririca, o Datafolha destaca os deputados federais Paulo Maluf (PP) e Márcio França (PSB) – que aparecem com 1% dos votos, chegando a uma estimativa de cerca de 300 mil, cada um.

Outros outsiders da política também aparecem bem mencionados na pesquisa. O ex-jogador Romário (PSB-RJ), que estreia no certame eleitoral fluminense, tem 1% das menções. Em um colégio de 11,5 milhões de eleitores, poderia angariar 115 mil votos.

Outro ex-atleta bem posicionado é o ex-goleiro Danrlei, que fez carreira no Grêmio. Ele aparece, entre os gaúchos, com 1% das intenções, o que lhe daria 80 mil votos, considerada a proporção de eleitores no estado.

Dentre os candidatos que exercem ou já exerceram mandatos parlamentares, sobressae no Rio o ex-governador Anthony Garotinho e o apresentador e deputado estadual Wagner Montes.

Garotinho, do mesmo PR de Tiririca, teria 2% e seria o mais bem votado no estado, com 230 mil votos. Já Wagner Montes (PDT) tem o mesmo 1% de Romário, assim como o deputado federal Jair Bolsonaro (DEM).

No Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila (PCdoB), a deputada mais votada entre os gaúchos em 2006, pode repetir o feito. Com 2% das intenções, teria 160 mil votos. Em Minas Gerais, segundo maior colégio do País, oito candidatos aparecem empatados em primeiro com 1%, sendo seis do PT.