NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A nova rodada da pesquisa Datafolha para a eleição presidencial, divulgada nesta quinta-feira (22), mostra que o ex-presidente Lula (PT) aumentou as chances de vencer Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. Faltando 10 dias para a eleição, Lula tem uma vantagem de 14 pontos sobre Bolsonaro.

Na pesquisa, Lula tem 47% dos votos totais. No levantamento anterior, o petista tinha 45%. Bolsonaro manteve 33%. Ciro Gomes, do PDT, oscilou de 8% para 7%. Já Simone Tebet, do MDB, segue com 5%, empatada tecnicamente com Ciro. A candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, oscilou de 2% para 1%.

A pesquisa Datafolha tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais, ou para menos. O levantamento foi feito de terça (20) a esta quinta (22). O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades, e a pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, sendo registrada sob o número BR-04180/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo turno

O Dafolha também simulou o segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro. Pelo levantamento divulgado nesta quinta (22), Lula venceria Bolsonaro por 54% contra 38% das intenções do atual presidente. A pesquisa mostra que o cenário do segundo turno segue estável. O percentual desta simulação é o mesmo da última semana. Outros 7% dizem que votariam em branco e 2% não opinaram.

AUTORIA

Tércio Amaral

TÉRCIO AMARAL Tércio Amaral. Editor. É jornalista formado pela Unicap, com mestrado e doutorado em História (UFPE). Atuou no Diários Associados como repórter e editor de política. Foi coordenador de comunicação no Ministério da Educação e tem passagem por assessoria de comunicação do Congresso Federal.

CONGRESSO EM FOCO