NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Na primeira pesquisa de intenção de votos divulgada desde a definição de que a disputa à Presidência da República seria em segundo turno, a diferença entre os candidatos é de oito pontos percentuais.

 

Dilma Rousseff (PT), candidata governista, teria 54% dos votos válidos, se a eleição fosse hoje. O oposicionista José Serra (PSDB) aparece com 46%.

Considerando-se a totalidade dos entrevistados, a petista tem 48% dos votos, ante 41% do tucano. Os indecisos são 7% e brancos e nulos somaram 5%. Na última pesquisa antes do primeiro turno, Dilma aparecia com 52% dos votos.

Entre os eleitores que apoiavam Marina Silva (PV) no primeiro turno, 51% agora planejam votar em Serra, contra 22% que vão com Dilma. Entre os votos egressos da candidata verde, há 22% de indecisos – eles eram 4% antes do primeiro turno.

No Nordeste, Dilma bate Serra com 62% a 31%. Há empate técnico no Sudeste e no Centro-Oeste, com leve margem para o tucano (44% a 41% e 46% a 44%). No Sul, o tucano tem cinco pontos de vantagem (48% a 43%).

Dilma lidera também nas faixas de renda de até cinco salários mínimos. Ela tem 52% dos votos de quem ganha até dois salários e 47% entre os que têm rendimentos de até cinco salários. Nas faixas de maior renda a vantagem é de Serra.

Enquanto a petista tem maioria entre os eleitores homens (52% a 39%), há empate técnico entre as mulheres. Serra recebe 44% dos votos femininos e Dilma fica com 43%.

O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram 3.265 entrevistas na sexta-feira (8), a pedido da TV Globo e do jornal Folha de S.Paulo. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem número 35114/2010.