NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Candidatos do PT lideram as pesquisas de intenções de voto e devem vencer já no primeiro turno em duas unidades da Federação – Rio Grande do Sul e Distrito Federal – que já foram governados pelo próprio partido. É o que indica a mais nova rodada de levantamentos do Datafolha, realizados nesta semana.

No eleitorado gaúcho, o ex-ministro Tarso Genro (PT) mantém crescimento na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul e, pela primeira vez desde o início da campanha, venceria a eleição no primeiro turno. Segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 13 e 14, Genro passou de 42% para 44% das intenções de voto, ampliando a vantagem sobre José Fogaça (PMDB), que caiu de 26% para 24%.

A governadora Yeda Crusius (PSDB), que concorre à reeleição, também caiu de 13% para 11%. Brancos e nulos somam 3%, e 14% estão indecisos. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi feita com 1.255 entrevistados e registrada no TRE-RS com o número 46.872/2010.

Se considerados apenas os votos válidos, Genro teria 54%, Fogaça, 30%, e Yeda, 14%. No cálculo dos votos válidos, a taxa de indecisos, brancos e nulos é distribuída proporcionalmente entre os candidatos, de acordo com os índices de cada um.

A intenção de voto espontânea (quando os nomes dos candidatos não são exibidos aos entrevistados) mostra que 30% dos eleitores citam o ex-ministro da Justiça, enquanto Fogaça é mencionado por 13%, e Yeda, por 8%.

Na simulação de segundo turno entre Genro e Fogaça, o petista teria 53% dos votos, e seu adversário, 35%. Entre os eleitores gaúchos, Yeda é a mais rejeitada: 44% dos entrevistados afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Genro é rejeitado por 15%, e Fogaça, por 14%.

Nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, Genro passou de 42% para 47% desde a semana passada, enquanto Fogaça manteve 28%. Se considerada só a capital, onde o petista foi prefeito por duas vezes, a preferência por Genro passou de 38% para 42%, enquanto Fogaça caiu de 31% para 29%.

O Datafolha também mediu o conhecimento sobre o número dos candidatos. Os eleitores de Genro são os mais bem informados sobre o número que deverão digitar na urna eletrônica: 49% deles acertam a resposta. Entre os eleitores de Fogaça, 73% não sabem qual o número do candidato.

DF
Na liderança das intenções de voto para o governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) venceria a disputa já no primeiro turno, diz pesquisa Datafolha. O petista ampliou para 13 pontos sua vantagem contra o ex-governador ficha-suja Joaquim Roriz (PSC). Em relação à pesquisa anterior, feita no início deste mês, Agnelo manteve o mesmo índice, de 44%. Mas Roriz oscilou negativamente dois pontos percentuais e caiu para 31%.

Roriz está contestando no STF (Supremo Tribunal Federal) o indeferimento de sua candidatura com base na Lei Ficha Limpa. Desde que sua candidatura foi indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no final de agosto, ele caiu dez pontos. Sua rejeição também é alta: 42% disseram que não votariam nele de jeito nenhum – Agnelo tem 20% de rejeição.

O Datafolha projeta que Agnelo teria 55% dos votos válidos – contra 40% de Roriz – e venceria a eleição ainda no primeiro turno. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi feita com 849 entrevistados entre os dias 13 a 15 de setembro e registrada no TRE-DF com o número 30.963/2010.

Toninho (PSol) aparece com 3% das intenções de voto. Eduardo Brandão (PV) tem 1%, Rodrigo Dantas (PSTU) e Ricardo Machado (PCO) não atingiram 1% e Newton Lins (PSL) e Frank (PCB) não foram citados.

O percentual de eleitores indecisos variou de 11% no levantamento anterior para 15% na pesquisa atual, feita entre segunda-feira e anteontem com 849 eleitores. Pretendem votar em branco ou nulo outros 5%.