NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A campanha eleitoral no Paraná ganha hoje um ingrediente especial. Os sete candidatos ao governo do Estado vão se enfrentar no debate da Band Curitiba, tendo o mesmo tempo de exposição para apresentar ideias e programas partidários. De um lado, o candidato ao governo Osmar Dias (PDT), que promete fazer um debate propositivo, com conteúdo e que demonstre claramente quem entre todos os candidatos conhece os problemas do Paraná. “O que queremos é que Osmar Dias mostre no debate quem conhece a problemática do Estado. Não adianta apenas ter uma equipe, se não houver sensibilidade do governante e vontade política para resolução de problemas”, destacou o publicitário Ernani Buchmann, um dos responsáveis pelo Marketing da campanha de Osmar.

Do outro lado, o candidato Beto Richa (PSDB), que passou o dia de ontem gravando programa eleitoral gratuito e discutindo temas para o debate. De acordo com o ex-prefeito de Curitiba, será apresentado um novo modelo de gestão para o Paraná. “Nossa expectativa é um debate de bom nível, com respeito entre os candidatos e os espectadores, que possibilite decidir, de forma objetiva, quem tem as melhores propostas”, antecipou Beto.

Apesar dos dois principais candidatos neste pleito apostarem em propostas de governo no primeiro debate televisivo, questões como o licenciamento de Beto Richa da prefeitura de Curitiba antes do término do mandato, aproximação do tucano com as políticas de privatização de Jaime Lerner (DEM) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), incoerência de Osmar Dias no apoiamento a líderes sem-terra sendo ligado ao setor de agronegócios, são alguns temas que deverão fazer parte do debate.

Polarização — “Eu quero levantar a falsa polarização que temos no Estado entre duas candidaturas que são iguais e servem aos interesses dos empresários. De um lado, um candidato que é ligado ao setor do agronegócios e de outro um candidato ligado ao setor automotivo brasileiro”, pontuou Avanilson Araújo (PSTU). Avanilson quer usar o tempo do programa eleitoral gratuito para fazer o que ele chamou de debate “respeitoso, mais contundente”. Ao contrário dos outros debates televisivos, a Band Curitiba decidiu colocar todos os sete candidatos. Eles terão o mesmo tempo para expor suas ideias e soluções para o Paraná.

Luiz Felipe Bergmann (PSOL) quer centrar suas participações no projeto paranaense que priorize o ser humano e a natureza. “Com base nestes dois pontos é que queremos resolver os problemas paranaenses que passam pela saúde, educação e reforma agrária. Teremos tempo para isso durante a campanha, mas o debate é o primeiro passo”, destacou o candidato. O ex-vereador Paulo Salamuni (PV) se disse ansioso com a possibilidade do debate. “A distância entre dois pontos é uma linha reta. Quero apresentar minhas propostas com a autoridade moral que tenho porque não tenho presa no pescoço e serei o mais independente possível neste debate”, comentou. “Teremos neste debate dois gigantes, o anão que sou eu e quatro nanicos”.

Nem o candidato Robinson Luiz Cordeiro de Paula (PRTB), nem Amadeu Felipe da Luz Ferreira (PCB) foram encontrados ontem para falar sobre a expectativa para o debate de hoje.

Horário Eleitoral começa na terça
O horário eleitoral gratuito será o próximo passo para as campanhas dos candidatos do Estado. Todos já estão fazendo as gravações dos programas, que vão ao ar a partir do dia 18 de agosto para os postulantes ao governo do Estado. Nenhuma assessoria de candidato revela o conteúdo dos programas, mas as agendas políticas reservam bom período diário para gravação política. Nas ruas, equipes das principais coligações do Paraná tomam depoimentos e colhem material para edição dos programas eleitorais. (LP)