NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

País inicia o segundo semestre do ano com a menor taxa de desemprego desde julho de 2015. Número de trabalhadores ocupados volta a bater recorde e rendimento real cresce novamente.

Por Daniel SIlveira, g1


A taxa de desemprego no Brasil recuou para 8,9% no trimestre encerrado em agosto, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do menor patamar desde julho de 2015, quando a taxa ficou em 8,7%.

 

 

Esta foi a sexta queda seguida da taxa de desemprego no país, que já mantinha uma trajetória de declínio desde março do ano passado. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, o resultado de agosto consolida a tendência de recuperação do mercado de trabalho no Brasil.

 

Em números absolutos, o país encerrou agosto com um contingente de, aproximadamente, 9,7 milhões de desempregados, cerca de 200 mil a menos que no trimestre terminado em julho, o que representa uma queda de 0,8%.

 

Já na comparação com agosto do ano passado, a queda do número de desempregados chegou a 30,1%, o que corresponde a cerca de 4,2 milhões de pessoas a menos procurando nova oportunidade no mercado de trabalho.

G1

https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/09/30/desemprego-recua-para-89percent-em-agosto-aponta-ibge.ghtml