NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Presidenta escolhe outra mulher para ocupar vaga aberta no STF com aposentadoria da ex-ministra Ellen Gracie

A presidenta Dilma Rousseff decidiu indicar uma outra mulher para a vaga da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie, que se aposentou em agosto. A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, de 63 anos, deve ser a terceira mulher a ocupar uma cadeira na mais alta corte do país. Atualmente, o STF tem apenas uma ministra, Cármen Lúcia, que assumiu durante o governo Lula. Pioneira, Ellen entrou para o Supremo por indicação do ex-presidente Fernando Henrique.

Para assumir o cargo, Rosa Maria passará por sabatina no Senado. Seu nome precisa ser aprovado pelos senadores, o que costuma ocorrer. Ela foi escolhida por Dilma após análise de outras 14 sugestões. Gaúcha de Porto Alegre, Rosa teve apoio do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do ex-deputado estadual Carlos Araújo, advogado e ex-marido da presidenta Dilma.

Ela será a segunda representante da Justiça trabalhista na atual composição do STF, juntando-se ao ministro Marco Aurélio Mello. Rosa Maria formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1971 e ingressou na magistratura trabalhista em 1976. Ocupou diversos cargos no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. É ministra do TST desde 2004.