NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A coligação da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá três minutos a mais que a de seu principal adversário, o tucano José Serra. Dilma terá 42,6% do espaço total, José Serra (PSDB) ficará com 29,2% do tempo e Marina Silva (PV), com 5,6%. A coligação governista (“Para o Brasil Seguir Mudando”), que conta com 10 partidos (PT, PRB, PDT, PMDB, PTN, PSC, PR, PTC, PSB e PCdoB) terá 10min39s de cada um dos dois blocos de 25 minutos do horário eleitoral gratuito que irá ao ar a partir do dia 17, terça-feira, na TV e no rádio. O tempo de TV e rádio de cada coligação foi divulgado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

José Serra, da coligação “O Brasil Pode Mais”, que conta com seis partidos (PSDB, PTB, PPS, DEM, PMN e PTdoB) ficou com o segundo maior tempo do horário: 7min19s. Marina Silva, que concorre pelo PV, sem coligação, terá 1min23s. O PSOL, do candidato Plínio de Arruda Sampaio, que também não tem aliados eleitorais, terá 1min2s. Os demais cinco candidatos à Presidência terão 56 segundos de tempo. São eles: Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB).

A propaganda eleitoral gratuita para presidente será dividida em dois blocos de 25 minutos a serem veiculados às terças, quintas e aos sábados até o dia 30 de setembro. As emissoras deverão exibir também seis minutos diários de propaganda eleitoral a serem divididos pelos candidatos. Inserções de até 60 segundos devem ser distribuídas ao longo da programação das emissoras entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.

Nessa modalidade, a divisão foi a seguinte: 2min33s para Dilma, 1min45s para Serra, 20 segundos para Marina, 15 segundos para Plínio, e 13 segundos para os demais.

A ordem de apresentação dos candidatos no horário eleitoral foi definida por sorteio, no início do mês, pelo TSE, e ficou assim, seguindo do primeiro ao último: Serra, Plínio, Rui Costa Pimenta, Zé Maria, Dilma, Eymael, Levi Fidelix, Marina e Ivan Pinheiro.

Ao todo, Dilma terá 230 inserções de 30 segundos cada uma. Ou 460 de 15 segundos, caso a campanha decida fatiá-las. Serra terá 157 inserções de 30 segundos (ou 314 de 15 segundos). Marina ficará com apenas 29 inserções de 30 segundos (ou 58 de 15 segundos).