NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, assumiu hoje o compromisso de manter a atual política de valorização do salário mínimo do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Em acordo com as centrais sindicais, o governo se comprometeu a repassar ao mínimo a inflação (INPC) do ano anterior acrescida de um aumento real equivalente à variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano precedente. “Quero hoje fazer uma declaração. Vou continuar com a política de valorização do mínimo implantada pelo governo Lula”, disse Dilma, após participar de evento com integrantes de seis centrais sindicais na capital paulista.

Na avaliação da petista, a política de valorização do mínimo foi uma das responsáveis pelo crescimento do mercado interno brasileiro nos últimos anos. “Não a única”, afirmou a candidata, citando também a ampliação do acesso ao crédito, os programas sociais e a geração de empregos nos últimos anos. Durante seu discurso para os sindicalistas, Dilma disse ter passado sua vida ouvindo que o aumento do salário mínimo era uma política que impedia o controle da inflação.

“O governo do presidente Lula comprovou que isso era possível”, disse ela, citando a criação de 14 milhões de empregos formais nos últimos sete anos e meio de governo. “Até pouco tempo atrás, sabem o que acontecia? O Brasil vivia de bico”, afirmou, referindo-se aos empregos temporários. “Se tem uma categoria que sabe o que é o desemprego são os trabalhadores que curtiram um desemprego pesado na época que nos antecedeu, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.