NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Diretores de várias regiões do Paraná discutiram campanha de filiação de sindicatos e federações à Nova Central-Pr e, também, as ações nacionais e estaduais desenvolvidas pela entidade que mais cresce no país.

 

O ponto alto da primeira parte da reunião de diretoria da Nova Central-PR, realizada na manhã de hoje na sede da Fetraconspar, sem dúvida, foi o balanço apresentado pelo presidente da entidade, Denílson Pestana da Costa, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Wilson Pereira, a respeito da campanha de adesão de sindicatos e federações aos quadros da Nova Central no Paraná. “Neste momento, estamos discutindo a filiação da Federação dos Servidores Públicos, que conta com 53 filiados, o que colocará a Nova Central em posição de destaque no Paraná”, informou Denílson.

Segundo o presidente, o contato com a Federação foi ratificado durante visita que fez a Cascavel, depois de ter passado por Imbituva, Irati e Guarapuava – regiões dos Campos Gerais e Centro-Oeste. A expectativa do presidente é de que o número seja ainda mais ampliado. “A Federação tem, na sua base, 176 sindicatos, sendo que, deste total, 71 estão devidamente legalizados”, disse. Desta forma, assim que confirmar-se a adesão da Federação, a Nova Central atuará em conjunto com esta entidade para regularizar os sindicatos ainda irregulares, “para que eles possam se filiar à Central”, acrescenta.

 

Papel – Na semana passada, informou Denílson, “foi efetivada a filiação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel e Papelão de Telêmaco Borba, entidade presidida pelo companheiro Marcos Augusto Lagos.” Já o vice-presidente das Regiões Centro-Oeste e Campos Gerais, Olímpio Mainardes Filho, do Sindicato dos Rodoviários, falou sobre a possibilidade de novas entidades aderirem às bandeiras levantadas pela Nova Central. “Tenho certeza que a Nova Central será das maiores do Paraná em função do crescente interesse dos sindicatos do Estado pelas propostas defendidas pela entidade. É o caso,  por exemplo, do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação”, destacou Olímpío. Também o diretor de Assuntos Jurídicos, Wilson Pereira, mostrou-se otimista em relação a este tema. “Na medida em que os sindicatos hoje sem vínculo com as centrais se filiarem à Nova Central, acredito que isto despertará o interesse, inclusive, de entidades hoje filiadas a outras entidades gerais’, disse.


Morretes – De acordo com Denílson, nos próximos dias deve ser oficializada a filiação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Morretes à Nova Central. “Além disso, na segunda-feira, dia 17, temos um encontro marcado com as diretorias dos sindicatos dos Professores, dos Metalúrgicos e do pessoal da Louça em Campo Largo”, informou. Da mesma forma, o vice-presidente da Região Noroeste, Jorge Moraes (Sintracom-Maringá), lembrou que no dia 7 de junho próximo está agendada para a Cidade Canção a solenidade de filiação de várias entidades sindicais.