NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

ELEIÇÕES 2022

Na nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (19), o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa pela Presidência da República com 52% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, tem 48%. Os votos válidos são usados pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado das eleições, por ele são excluídos os brancos e nulos.

Quando são levados em conta os votos totais, Lula segue na frente com 49%. Bolsonaro, 45%. Brancos e nulos, 4%. Os indecisos, 1%. Na pesquisa divulgada na semana anterior, o petista marcou 49%. Bolsonaro, 44%. O percentual de brancos e nulos era de 5%. O de indecisos, 1%.

Com a margem de erro de dois pontos, Lula pode ter de 47% a 51% dos votos totais, enquanto Bolsonaro pode marcar de 43% a 47%.

Com relação à rodada anterior, Lula oscilou um ponto para baixo, e Bolsonaro um ponto para cima.

Datafolha ouviu 2.912 pessoas em 181 municípios de segunda (17) a esta quarta (18). O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha S. Paulo e pela TV Globo. A pesquisa está registrada sob o código BR-07340/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.]

AUTORIA

Tércio Amaral

TÉRCIO AMARAL Tércio Amaral. Editor. É jornalista formado pela Unicap, com mestrado e doutorado em História (UFPE). Atuou no Diários Associados como repórter e editor de política. Foi coordenador de comunicação no Ministério da Educação e tem passagem por assessoria de comunicação do Congresso Federal.

CONGRESSO EM FOCO