NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que a economia mundial ainda enfrenta riscos, mesmo com os sinais de melhora vistos recentemente.
 
No domingo (26/2), após o encontro dos ministros das finanças do G20, ela afirmou que devem ser tomadas medidas para proteger a economia mundial de novos choques.
 
Ela destacou que uma deterioração ainda maior da economia mundial foi evitada pelas políticas do Banco Central Europeu (BCE), as medidas de ajuste fiscal na Europa e uma retomada na atividade nos Estados Unidos.
 
“Mas a economia mundial ainda não saiu da zona de perigo, e os países do G20 precisam fortalecer a resistência aos choques que podem surgir em sistemas financeiros ainda frágeis, alto nível de dívida pública e privada, e preços de petróleo mais elevados”.
 
Ela ressaltou que, para fazer frente a esses problemas, é necessário fortalecer mecanismos de resgate, como um aumento nos recursos do Fundo.
 
Em janeiro, o FMI afirmou que pretende levantar US$ 500 bilhões em recursos adicionais para ajudar países em dificuldades.
 
Na reunião, os ministros das finanças condicionaram a entrega de mais recursos ao FMI à criação de medidas anticrise na Zona do Euro.
 
Lagarde afirmou que os próximos passos da discussão serão tomados no próximo encontro ministerial do G20, em abril, além da reunião de chefes de estado do grupo, prevista para junho. “Até então, é crucial que os países mantenham os esforços para restaurar o crescimento global”, disse.