NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Grupo ligado a FGV, Insper e faculdades americanas e britânicas ressalta ter ‘sérias discordâncias’ com o PT, mas consideram governo atual um ‘atraso maior’

O ex-presidente Lula | Foto: Ricardo Stucker/Flickr

Um grupo de economistas ligados a instituições de ensino brasileiras e internacionais defende, em carta-manifesto a favor do voto útil em Lula (PT) no primeiro turno, a fim de que a eleição seja definida já neste domingo (2/10), com a vitória do candidato da coligação Brasil da Esperança.

No texto, integrantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Insper, PUC-Rio e universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido, criticam a má gestão de Jair Bolsonaro (PL) em áreas como saúde, pandemia de Covid-19, educação, meio ambiente e segurança pública. No quesito econômico, asseguram que “desmontou-se o orçamento federal e foram criados gastos direcionados a grupos de eleitores e interesses específicos meses antes da eleição” o que consideram “uma afronta às instituições eleitorais”.

O coletivo afirma ainda que apesar das discordâncias a respeito das políticas implementadas pelo governo petista no passado, reconhecem no ex-presidente Lula a única liderança capaz de derrotar o “atraso maior representado pelo atual governo”. E que viabilizar a vitória de Lula já no primeiro turno “parece a resposta mais contundente, segura e efetiva de proteção à democracia no Brasil, aumentando assim o compromisso do futuro governo com políticas que unifiquem o país.”

Confira abaixo a íntegra do documento e seus signatários.

“Neste momento crítico da história brasileira, nós, abaixo-assinados/as, economistas que sempre nos posicionamos em favor da estabilidade econômica, do fortalecimento das instituições e da justiça social, nos manifestamos em apoio à candidatura do ex-presidente Lula, já no primeiro turno.

As ações e a inépcia do atual governo causaram um desastre no processo de desenvolvimento institucional e socioeconômico do país, afetando dramaticamente o bem-estar da população brasileira.

O presidente promoveu o desmonte do aparato de fiscalização de crimes ambientais, incentivando o desmatamento acelerado e causando uma grave deterioração do meio-ambiente e a depreciação de nosso capital natural.

A política de saúde foi calamitosa, o governo federal não coordenou os esforços do SUS e a gestão da pandemia contribuiu para dezenas de milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas. O presidente, ainda nesse contexto, demonstrou total falta de empatia com as pessoas que sofriam com a morte de entes queridos pela Covid-19.

Não houve qualquer avanço na política educacional, que passou a ser pautada por ideologia, ocasionando retrocesso no aprendizado de crianças e adolescentes, em particular durante a pandemia e principalmente entre os mais vulneráveis.

A política de segurança pública se pautou por estimular a resolução de conflitos de forma individual e violenta: o acesso a armas de fogo e munições pela população foi extremamente facilitado e buscou-se estabelecer uma salvaguarda para policiais matarem, com a tentativa de aprovação da excludente de ilicitude.

Na economia, desmontou-se o orçamento federal e foram criados gastos direcionados a grupos de eleitores e interesses específicos meses antes da eleição – uma afronta às instituições eleitorais. Apesar da retórica, houve um desmonte da capacidade institucional de combate à corrupção, e várias denúncias envolvendo o atual governo, o próprio presidente e seus familiares não foram esclarecidas.

Por fim, e ainda mais importante, o atual presidente fez e continua a fazer reiteradas ameaças à democracia, agredindo o judiciário, afirmando que não respeitará os resultados da eleição e fomentando um clima de profunda instabilidade e o risco real de ruptura institucional.

Em que pesem sérias discordâncias a respeito de políticas implementadas no passado por governos do PT, reconhecemos no ex-presidente Lula a única liderança capaz de derrotar o atraso maior representado pelo atual governo. Viabilizar a sua vitória em primeiro turno nos parece a resposta mais contundente, segura e efetiva de proteção à democracia no Brasil, aumentando assim o compromisso do futuro governo com políticas que unifiquem o país.

Votamos em Lula em prol da união de um amplo espectro de forças políticas em defesa da democracia, na esperança de que possamos ter um governo para todas e todos os brasileiros.

Amanda de Albuquerque
Bernard Herskovic
Bernardo Silveira
Bruno Giovannetti
Carlos Góes
Carolina Grottera
Cláudio Considera
Claudio Ferraz
Daniel Cerqueira
Diana Moreira
Dimitri Szerman
Emanuel Ornelas
Fernanda Estevan
Filipe Campante
Francisco Costa
Gabriel Ulyssea
Joana Monteiro
Joana Naritomi
João Ramos
José Tavares de Araújo Jr
Laura Karpuska
Laura Schiavon
Marco Bonomo
Marcos Ross Fernandes
Mayara Felix
Octavio de Barros
Otaviano Canuto
Paula Pereda
Paulo Corrêa
Paulo Furquim de Azevedo
Rafael Costa Lima
Raphael Corbi
Ricardo Dahis
Rodrigo R. Soares
Rudi Rocha
Sergio Firpo
Thomas Fujiwara
Tiago Cavalcanti

Afiliações

FGV, George Washington University, Insper, Johns Hopkins University, London School of Economics, PUC-Rio, Princeton, UFF, UFPE, University of British Columbia, University of California – Davis, University of California – Los Angeles, University of California – San Diego, University of Cambridge, University College London, University of Delaware, USP, Yale“

VERMELHO

https://vermelho.org.br/2022/09/28/economistas-lancam-manifesto-pelo-voto-util-em-lula-no-primeiro-turno/