NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

As seis principais centrais sindicais se reunirão com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (11). Segundo o líder da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, serão pedidos redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário e a correção da tabela do Imposto de Renda.

– Como a inflação passou e ela corroeu o salário do trabalhador, nada mais justo do que devolver, em especial, na tabela do IR – justifica Patah.

Diferente de como foi encaminhada a discussão sobre o salário mínimo, as centrais pretendem ser mais flexíveis para que o diálogo não seja rompido com o Planalto.

A previsão é que a presidente não acate os 6,47% de reajuste pedido pelas centrais na tabela de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). Do encontro, que acontecerá nesta sexta-feira, em Brasília, participarão, além da UGT, a Força Sindical, CUT, CGTB, CTB e NCST.

Na ocasião da aprovação do salário mínimo, os sindicalistas e o Planalto romperam o diálogo devido ao desacordo entre os valores apresentados pelo governo e o pedido pelas entidades.

– E agora, vamos com a intenção de iniciar um processo até de colaboração com os temas sociais, em especial do movimento sindical – garante Patah, que pretende assegurar a manutenção do diálogo com o Planalto.

Segundo o presidente da UGT, foi avisado às centrais sindicais que Dilma quer conversar sobre a desoneração da folha de pagamentos. As entidades pretendem levar condições: “Nós podemos falar sobre isso, desde que seja aprovada a convenção 158, que cria regras na dispensa”.