Objetivo é se tornarem mais atraentes aos candidatos e competitivas.
Em comparação com Europa, as brasileiras são as que mais têm benefícios.
Levantamento feito pela Hays, consultoria especializada em recrutar para cargos de média e alta gerência, apontou que 63% das empresas consultadas adotam a remuneração variável com o objetivo de se tornarem mais atraentes aos candidatos e competitivas no mercado. O motivo é a boa fase do mercado de trabalho brasileiro, que tornou desafio para as empresas a retenção de talentos. Os dados são dados da pesquisa Guia Salarial 2011.
Quando comparadas a alguns países europeus, as empresas brasileiras são as que mais oferecem benefícios: cerca de 92,6% disponibilizam itens como seguro de vida, telefone celular e carro da empresa. Na Itália, 90,4% das empresas oferecem esses adicionais, em Portugal são 85,4%, e na Espanha, 69,2%.
Para realizar o levantamento, os consultores da Hays ouviram mais de 2,6 mil empresas e mais de 12 mil candidatos nos quatro países ao longo do ano passado, a fim de obter uma perspectiva detalhada do mercado de trabalho nessas regiões.
Foram analisadas questões como política de remuneração, perspectivas de carreira, escala salarial, tendências, entre outros aspectos.
No Brasil, empresas e profissionais foram consultados nos segmentos farmacêutico, engenharia e construção, petróleo e gás, finanças, jurídico, logística e suprimentos, recursos humanos, vendas e marketing e tecnologia da informação, com foco na média e alta gerência.
Segundo idioma
Falar outro idioma é fundamental na hora da contratação para quase 83% das empresas brasileiras, segundo pesquisa realizada pela Hays.
A informação consta no Guia Salarial 2011, levantamento realizado com 600 empresas e 2,2 mil profissionais no Brasil que aponta tendências e cenários sobre o mundo do trabalho.