NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Ter profissionais mais maduros traz equilíbrio e propicia troca de experiência saudável no ambiente de trabalho

Engana-se quem pensa que o mercado de trabalho está em baixa para aqueles que têm mais de 40 anos de idade. Com a retomada econômica as empresas estão redescobrindo os profissionais acima desta faixa etária e driblando a falta de mão de obra qualificada. Quem constata isso é a professora de psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Regina Márcia Brolesi, para quem o cenário é bastante promissor. 

Mesmo que o número de desemprego venha diminuindo, a crise para contratação de mão de obra qualificada continua. ”Os setores que mais sofrem com essa escassez são os que requerem trabalho operacional e braçal”, diz Regina Márcia. De acordo com ela, os jovens estão estudando mais e preferindo profissões ”mais tranquilas”. 

Por outro lado, a evolução do emprego e as exigências com relação às competências fez com que as empresas voltassem a contratar profissionais mais maduros. Segundo o diretor da Labor Trabalhos Temporários, Sílvio Lopes, as pessoas com mais de 40 anos estão entre os mais procurados por conta da experiência adquirida. Lopes ressalta, porém, que é preciso estar atualizado. Saiba mais na reportagem de Kalinka Amorin.