NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

 

foto0120A trajetória dos Servidores Públicos Municipais de Campo Largo de dezembro de 2011 a abril de 2012, foi uma verdadeira corrida contra o tempo. Devido a Lei de responsabilidade Fiscal, a qual impede aumento salarial no período eleitoral, a categoria teve que pressionar o governo municipal para fechar um acordo para o rejuste, o que levou os servidores a realizar a primeira greve em 10 anos.

Segundo o Presidente do Sindicato e Secretário Estadual dos Servidores Públicos Adjunto da NCST/PR, Juliano Castagnoli, a adesão foi total. O movimento grevista fechou todos os Postos de Saúde do Município, ficando apenas o Centro Médico Hospitalar disponível a sociedade.

A categoria decidiu pela paralisação, pois o exigia um reajuste de 15%, e a proposta de aumento concedida pelo Prefeito Edson Basso era de apenas 6%. No comparativo com os professores, os servidores da administração direta teriam um reajuste 64% menor.



Segundo o Governo Municipal, existe um recurso federal (Fundeb) específico para remuneração dos professores. Neste caso, não são necessários recursos próprios para o aumento dos salários. Já, para os demais servidores os recursos vem da receita do município e por uma questão de responsabilidade fiscal, o aumento de salário deve ser coerente com os valores da arrecadação e com o índice da inflação que para este ano fica em torno de 5%.

Após vários protestos em frente ao Centro Administrativo Municipal, aos servidores públicos foi concedido aumento salarial de 8%, devido à pressão realizada com a greve, caso contrário, não ultrapassaria dos 6% propostos pela prefeitura. De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) 5,2% refere-se à reposição da inflação e 2,8% é aumento real do salário dos servidores.

Houve ainda, agora para o mês de abril, a reestruturação para 17 cargos da área administrativa, com aumento de mais 8%, além dos 8% concedidos.

A categoria já havia conseguido, no final de 2011, para demais cargos das áreas da Saúde, Assistente Social, Atendentes de creches, Operador de Máquinas, entre outras, além da aprovação de novo Plano de Cargos e Vencimentos e novo Estatuto dos servidores Públicos, no qual foram melhoradas a Insalubridade, adicional noturno, Licença especial entre outras.

foto0126 foto0115
foto0116 foto0121
foto0124