NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A falta de mão de obra na construção civil resultou em adiamento de seis meses da inauguração do Pátio Batel, shopping que está sendo erguido em Curitiba, orçado em R$ 280 milhões. Em vez de setembro de 2012, como estava previsto, para aproveitar as vendas de fim de ano, as portas serão abertas em março de 2013.
 
O Pátio Batel pertence ao Grupo Soifer, do empresário Salomão Soifer, dono do primeiro shopping da capital paranaense, o Mueller. Em nota distribuída hoje, o engenheiro civil Eugênio Reichman informa que no canteiro de obras trabalham atualmente 400 pessoas, quando o ideal seria ter o dobro.
 
‘Temos feito todo esforço possível para contratar o contingente necessário’, contou. ‘Muitos dos nossos colaboradores atuais tivemos que buscar no interior do Paraná e de Santa Catarina.’ Segundo ele, além dos empregos diretos, o empreendimento gera outros 1,5 mil indiretos. Além da etapa da construção, falta gente também para instalações e acabamento.
 
O Pátio Batel terá nove pavimentos, sendo cinco dedicados a estacionamento. ‘Quando recebemos essa análise técnica, semana passada, que não poderíamos ter a mão de obra qualificada para atingirmos esse objetivo, tomamos essa decisão de comunicar ao mercado e a cidade de Curitiba’, explicou Soifer.
 
O empresário também tem participações em negócios nas áreas de logística, turismo, tratamento de resíduos e criação de cavalos. Quando lançou o empreendimento, no ano passado, Soifer prometeu trazer marcas internacionais que não estavam presentes no Sul do país. O terreno do Pátio Batel ele comprou há 25 anos.