NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O Parlamento da Espanha aprovou o projeto de reforma das leis trabalhistas proposto pelo governo do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero. O projeto foi teve 168 votos a favor, 8 contra e 173 abstenções. So­­mente o Partido Socialista (PSOE, de Zapatero) votou pelas mudanças. Em maio, o programa de cortes de gastos elaborado pelo governo espanhol havia sido aprovado por apenas um voto.

O projeto aprovado ontem faz parte do esforço fiscal da Espanha, que, em meio à crise da zona do euro, viu-se na posição de uma das economias mais frágeis – e deficitárias –do Velho Continen­te. Pela nova legislação, o número de dias de indenização a trabalhadores demitidos cai de 45 para 33 dias por ano trabalhado. Além disso, as empresas terão mais flexibilidade para reduzir o número de horas de trabalho.

Além disso, o governo britânico divulgou ontem o plano de ajuste das contas mais severo desde os anos 1980. Ainda assim, as bolsas perderam força. A Bovespa caiu 0,03%. Europa e EUA também registraram queda. O dólar subiu 0,45% e fechou em R$ 1,78.