NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

São Paulo – O aumento de investimentos na construção civil somado à escassez de profissionais de engenharia no mercado de trabalho está puxando os salários do setor. De acordo com pesquisa da consultoria Mercer, presidentes, diretores e gerentes seniores da indústria da construção recebem, em média, 34.237 reais por mês.

O valor é o mais alto entre os cerca de doze setores analisados pela Pesquisa Anual de Remuneração Total divulgada, nesta quinta-feira 2, pela Mercer.

A pesquisa, baseada nas remunerações oferecidas em maio deste ano, mostra que 27% do salário total oferecido aos executivos da construção civil é referente a bônus e outras gratificações.

A remuneração fixa também é agressiva no setor. Em média, o alto escalão da categoria tem um salário base 9% maior que a média.

O setor de mineração e metalurgia é o que mais investe em remuneração variável. Dos 32.174 reais que ofereceu aos seus executivos em maio, 32% eram variáveis.

Já a indústria de bens de consumo, terceiro colocado em melhores remunerações para presidentes, diretores e gerentes seniores, limitou 22% do salário de 29.928 reais para bônus e outras gratificações.

De acordo com a pesquisa, os diretores comerciais foram os mais valorizados. Em maio, eles receberam um salário 21% maior do que a média salarial de diretores de outros áreas dentro da companhia. Por outro lado, os diretores de qualidade, ganharam uma remuneração 27% menor que a média.

“O aquecimento do consumo interno está puxando os resultados das empresas”, afirma Alberto Mondelli, diretor-geral da Mercer. “Por isso, você precisa de uma estrutura comercial bastante eficiente”.