NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Thereza Cristina Gosdal, avalia como positivo o investimento bilionário referente ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ou Viver Sem Limite, lançado ontem pela presidente Dilma Roussef. Segundo ela, o plano ataca duas questões importantes: a aplicação de recursos na qualificação profissional e também na questão da acessibilidade das pessoas com deficiência. 

Em relação à oferta de 150 mil vagas para treinamento prometidas pelo governo federal, a procuradora afirma que a ação é importante, levando em conta que é comum as empresas descumprirem a legislação referente às cotas para pessoas com deficiência, justificando que não há empregados capacitados para ocupar os cargos. ”Há dois casos. O primeiro é que realmente as pessoas não têm qualificação para as vagas. O segundo é apenas a explicação das empresas para não cumprir com a legislação. Outra prática comum são as exigências elevadas para ocupar estas vagas.” 

Segundo Thereza, é importante que as empresas ofereçam cargos atrativos para as pessoas com deficiência. Ela salienta que os profissionais procuram bons salários e boas condições de trabalho tanto quanto os demais empregados. ”É claro que os profissionais querem ser valorizados. Não é porque eles possuem algum tipo de deficiência que não têm as mesmas expectativas que os demais. As empresas do Estado já avançaram muito neste assunto.” 

No que diz respeito ao investimento em acessibilidade, a procuradora relata que o assunto é de extrema importância já que ele pode complementar a inclusão no mercado de trabalho. ”Não adianta você garantir uma vaga e o cidadão não ter como chegar no emprego. Ônibus, calçadas, vias adaptadas…tudo isso interfere no ingresso ao mercado de trabalho.”