NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Vinte e três entidades — entre confederações e centrais sindicais — vão realizar em Brasília, no dia 18 de maio, o 2º Encontro Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores. O lema do encontro será “Em defesa da unicidade sindical, do emprego e dos direitos trabalhistas”

Das seis centrais sindicais reconhecidas pelo Ministério do Trabalho, quatro confirmaram presença — Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil), UGT (União Geral dos Trabalhadores e CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil). As demais entidades esperadas no encontro são CNTI, CNTC, CNTTT, CNPL, CONTTMAF, Contec, Contcop, CNTEEC, Contratuh, CNTA, CNTS, CSPB, CNTM, Contag, Cobrapol, USI, CCT, CSP e Cobap).

A segunda edição do encontro vai pôr em pauta temas importantes para a classe trabalhadora, além de propor uma ação conjunta do movimento sindical nacional em torno da luta pelos direitos trabalhistas e sindicais. Além dos debates, haverá uma homenagem a Luiz Tenório de Lima, falecido no dia 23 de janeiro deste ano. Tenorinho, como era conhecido, foi um dos maiores líderes sindicais do país, militando durante anos no Partido Comunista Brasileiro.

Os participantes do evento acompanharão painéis de debates sobre os seguintes assuntos: “A Luta Sindical e as Consequências da Globalização no Movimento Sindical e na Importação de Mão de Obra”; “A Promoção e a Estabilidade no Emprego e o Resgate das Lutas de Classe”; “Redução da Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais”; “Estratégias, Ações e Mecanismos contra as Práticas Antissindicais” e “A Resistência pelo Fim do Fator Previdenciário e a Garantia dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas”.

Confira a programação do encontro:

2º Encontro Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores
18 de maio de 2010, Centro de Eventos e Treinamentos (CET), Brasília (DF)

9h: Solenidade de Abertura

10h20: Palestra de Abertura – “A Luta Sindical e as Consequências da Globalização no Movimento Sindical e na Importação de Mão de Obra”

12h20: Palestras – “A Promoção e a Estabilidade no Emprego e o Resgate das Lutas de Classe” e “Redução da Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais”

14h: Brunch

14h30: Palestra – “Estratégias, Ações e Mecanismos Contra as Práticas Antissindicais”

15h30: Palestra – “A Resistência pelo Fim do Fator Previdenciário e a Garantia dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas”

16h30: Homenagem a Luiz Tenório de Lima