NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Não apareceram empresas para participar do pregão presencial da Companhia Paranaense de Energia (Copel), destinado a comprar um avião de até R$ 15,9 milhões, novo de fábrica, modelo 2012, com capacidade para oito passageiros. Marcado para ontem à tarde, na sede da Copel, em Curitiba, não houve interessados. 

A data marcada para ontem foi questionada pela oposição na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná. Isso porque embora a informação sobre a data, local e horário do pregão estivesse disponível na internet, a publicação em jornais de grande circulação chamando para o processo licitatório ocorreu apenas ontem, mesmo dia marcado para o pregão, segundo o deputado Tadeu Veneri (PT). 

O avião que a Copel pretende adquirir pode ser utilizado pelo governador Beto Richa (PSDB), possibilidade confirmada pela liderança do governo. ”Se o governo quer comprar o avião para uso do governador, que compre diretamente. Mas ao invés disso o governo se vale de manobras que não precisaria usar”, criticou Veneri. O parlamentar entrou com uma ação popular na Justiça pedindo a anulação do pregão porque ele acredita que é direcionado para apenas uma fabricante do modelo e porque não houve publicidade do pregão. 

Durante visita ontem à AL, o governador defendeu a compra do avião para uso da Copel, a exemplo do que acontece com outras empresas do setor, de outros estados. Entretanto, quando perguntado se ele próprio utilizaria a aeronave, ele não respondeu. A Copel informou à Reportagem que não iria se pronunciar sobre o assunto.