A ministra do Orçamento da França, Valérie Pécresse, disse neste domingo (27) que os governos francês, alemão e italiano examinam a hipótese de elaborar uma proposta de um novo pacto entre os 17 integrantes da zona do euro. A ideia é aprovar a possibilidade de adotar sanções para pressionar os países a executar medidas de disciplina fiscal.
“[Não será] um pacto para três, mas sim para todos os membros da aliança da zona euro com o objetivo de criar uma nova governança, com verdadeiras regras, regulação e sanções que deem realmente confiança”, disse a ministra.
Nos bastidores, há informações de que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, consideram a implementação de um novo pacto de estabilidade limitado a alguns países na zona do euro. No próximo dia 9, ocorrerá a Cúpula da União Europeia cujo tema principal são os impactos da crise econômica internacional.
“Alemanha, França e Itália querem ser o motor de uma Europa muito mais integrada, mais forte e com verdadeiros mecanismos de regulação de modo a não permitir que possa haver alguém que fique isento das regras estabelecidas por nós”, disse Pécresse.
A ministra do Orçamento também disse que não haverá novo plano de austeridade na França, após os dois primeiros pacotes já anunciados. Neles, o objetivo era reduzir o déficit e a dívida do país. “Ninguém duvida da capacidade da França para saldar sua dívida”, disse a ministra.