NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego revelam que a criação de empregos formais no Brasil em fevereiro foi a mais expressiva para o mês desde que os números começaram a ser reunidos pelo cadastro na década de 90.
Isso significa que a expansão do trabalho formal no Brasil nunca havia sido tão boa num mês de fevereiro.
No mês passado foram criados 280.799 empregos formais, um crescimento de 0,78% sobre o estoque de assalariados que havia em janeiro.
O resultado é 34,08% superior ao recorde anterior para o mês ocorrido em 2010 quando 209 mil postos de trabalho foram gerados.
Segundo o ministro Carlos Lupi, ao anunciar os números nesta terça, todos os oito setores da economia elevaram o emprego com expansão generalizada em 25 subsetores.
O destaque mais uma vez ficou por conta do setor de Serviços (+134.342), a Indústria da Transformação (+60.098) e a Construção Civil (+30.701).
O Comércio também comportou-se favoravelmente para a geração de empregos. Em fevereiro foram criados no setor mais 17.394 postos de trabalho, com destaque para o comércio atacadista. 
No setor agrícola, a geração foi 1,39% superior com o emprego de mais 20 mil pessoas no campo.
Com os números de fevereiro foram gerados no Brasil este ano 448.742 novos postos celetistas.
Em relação às regiões do país, dos 27 estados, 15 mostraram saldo recorde e quatro apontaram para o segundo melhor resultado da série histórica do CAGED, apurado desde 1992. (Fonte: Blog do Trabalho)