NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Estimativa consta em ofício enviado pelo Planejamento ao Congresso.
Previsão de inflação, pelo IPCA, sobe de 4,9% para 5,25% no ano que vem.

O Ministério do Planejamento informou, por meio de ofício enviado ao Congresso Nacional, que a previsão de crescimento econômico do governo para o ano de 2012 foi mantida em 5%, segundo a Agência Câmara.

A estimativa está bem acima dos 3,5% de expansão estimados pelo mercado financeiro para o ano que vem.

O governo confirmou ainda que a estimativa de crescimento para este ano recuou de 4,5% para 3,8% – previsão que já havia sido divulgada na última semana.

A atualização dos parâmetros econômicos é uma exigência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os números auxiliam o Congresso no cálculo da arrecadação federal do ano posterior.

Indústria de transformação
A expectativa do governo para o crescimento da indústria de transformação também desacelerou. A previsão anterior de crescimento, de 5,2%, passou para 4,8% de expansão, informou a Agência Câmara. Outra atualização foi na taxa média de juros (Selic) prevista, que recuou de 12,45% para 11,45% ao ano em 2012.

Inflação
Em relação à meta oficial de inflação (IPCA), o governo projetou aumento no próximo ano, atingindo 5,25%, informou a Agência Câmara. A estimativa anterior do governo para a inflação do ano que vem estava em 4,9%. A previsão do mercado financeiro para o IPCA de 2012 está em 5,55%.

Com isso, a estimativa do governo se distanciou da meta central de inflação do ano que vem, que é de 4,5%. Entretanto, ainda permaneceu dentro do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (de 2,5% a 6,5%) existente no sistema de metas.

Já para o INPC, que corrige o valor do salário mínimo, a previsão do governo federal para 2012 subiu de 4,84% para 5,44%.

Taxa de câmbio
A expectativa do governo para a taxa de câmbio média de 2012, por sua vez, subiu de R$1,64 para R$ 1,75, segundo informou a Agência Câmara. Já a previsão de crescimento da massa salarial no próximo ano passou de 9,79% para 10,41%.