A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça recomendou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a condenação de seis empresas, duas associações e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento por formação de cartel.
A SDE recomendou ainda que alguns atos de concentração de empresas do setor de cimento sejam desfeitas por violarem regras concorrenciais. Entre essas operações estariam a compra da Ribeirão Grande pela Votorantim e da Cimentos Davi pela Lafarge. Segundo o secretário de Direito Econômico, Vinícius de Carvalho, o prejuízo causado aos consumidores com o cartel – que teria começado em 2006 – é de quase R$ 1 bilhão por ano.
As empresas acusadas são: Holcim do Brasil, Votorantim Cimentos, Camargo Corrêa Cimentos, Cimpor Cimentos do Brasil, Itabira Agroindustrial. e Companhia de Cimento Itambé. A Associação Brasileira de Empresas de Serviço de Concretagem (Abesc), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento também estão na lista.