NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A Secretaria de Direito Eco­­nômico (SDE) do Ministério da Justiça recomendou ao Conse­­lho Administrativo de Defesa Econô­­mi­­ca (Cade) a condenação de seis empresas, duas associações e do Sindicato Nacio­­nal da Indústria do Cimento por formação de cartel.

A SDE recomendou ainda que alguns atos de concentração de empresas do setor de cimento sejam desfeitas por violarem regras concorrenciais. Entre es­­sas operações estariam a compra da Ribeirão Grande pela Votoran­­tim e da Cimentos Davi pela Lafarge. Segundo o secretário de Direito Econômico, Vinícius de Carvalho, o prejuízo causado aos consumidores com o cartel – que teria começado em 2006 – é de quase R$ 1 bilhão por ano.

As empresas acusadas são: Holcim do Brasil, Votorantim Ci­­mentos, Camargo Corrêa Cimen­­tos, Cimpor Cimentos do Brasil, Itabira Agroindus­­trial. e Compa­nhia de Cimen­­to Itambé. A Asso­ciação Brasileira de Em­­presas de Serviço de Con­­creta­gem (Abesc), a Associação Brasi­lei­­ra de Ci­­mento Portland (ABCP) e o Sindi­cato Nacional da Indús­tria do Cimento também estão na lista.