NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O ex-deputado Gustavo Fruet convocou uma entrevista para esta quarta-feira em Curitiba para explicar sua decisão de deixar o PSDB. A posição de Gustavo foi anunciada na tarde desta terça-feira, 12, em entrevista à rádio da liderança do PSDB no Senado, onde criticou a postura da direção do partido no Paraná por não abrir espaço para ser candidato a prefeito de Curitiba nas eleições do próximo ano.

Embora faça segredo sobre o seu próximo partido, o PDT deverá ser o destino de Gustavo que esteve em Brasília acertando os detalhes da filiação com o presidente estadual do partido, Osmar Dias, e o presidente nacional, ministro Carlos Lupi. O PDT se apresenta como a porta de entrada de Gustavo para o leque de aliados do governo federal, que poderá formar uma aliança em torno de uma provável candidatura a prefeito em 2012.

Nesta composição poderá estar o PT que já sinalizou a disposição de conversar com Gustavo, assim que ele confirmar seu ingresso em um dos partidos da base aliada. O PMDB está praticamente descartado por Gustavo, que não se entende com a principal liderança da sigla no estado, o senador Roberto Requião. Embora diga que não tenha vetos à volta de Gustavo ao partido, Requião deixa claro que o ex-deputado não terá vida fácil na sigla, onde já lançou o ex-deputado Rafael Greca como candidato a prefeito.

No PDT, o ambiente é outro. Osmar já assegurou a Gustavo que terá todo o apoio para disputar a prefeitura e costurar uma aliança para suprir as deficiências pedetistas, como o escasso tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito.

No PSDB, a proposta para Gustavo sempre foi pouco atraente nunca saiu do horizonte a disputa do apoio do partido com o atual prefeito Luciano Ducci (PSB). Primeiro, os tucanos ofereceram a Gustavo a perspectiva de uma candidatura única do grupo baseada na escolha do candidato que melhor estivesse posicionado nas pesquisas de intenções de votos.

Recentemente, os tucanos acenaram com a possibilidade de o governador Beto Richa ficar neutro na campanha eleitoral. E por fim, não deixaram Gustavo assumir a presidência do PSDB em Curitiba.

O vice-presidente do partido, Valdir Rossoni (PSDB), disse no início da noite desta terça-feira que não iria comentar a decisão de Gustavo, enquanto não fosse comunicado oficialmente. “A esperança é a última que morre”, disse Rossoni.

Leia no link abaixo a íntegra da entrevista de Gustavo Fruet na qual ele confirma sua saída do PSDB:

Íntegra da entrevista de Gustavo Fruet na qual ele confirma sua saída do PSDB