NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

“Sou programador, atuo na área de roubo a banco. Sou irrastreável (sic) por equipes de segurança em T.I. [Tecnologia da Informação]. Tomo seu dinheiro sem por a mão em seu bolso”. É assim que se identifica, em sua página no Twitter, o hacker que invadiu, ontem, a conta pessoal de e-mail do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Identificado na rede como Japonês Raul – ou @Japon3sR4uL, no Twitter -, ele já havia invadido, em julho, a conta de microblog do ex-governador José Serra (PSDB), feito que exibe em sua página com um atalho para matéria produzida pelo portal “Folha.com” com o ocorrido. À época, o hacker postou na página do tucano três mensagens, entre elas, uma parabenizando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por seu aniversário. Na sequência, postou em seu próprio Twitter o que supostamente seria a senha usada por Serra.

No início da manhã de ontem, o hacker enviou um e-mail para jornalistas a partir do endereço gilbertokassab@terra.com.br. A assessoria do prefeito confirmou que este é seu endereço pessoal de e-mail. Na mensagem, justificou a invasão como um protesto “em nome da população de São Paulo”. Criticou as “ruas em péssimo estado, cheias de buracos, intransitáveis para se locomover, caminhar, e péssimo para os cadeirantes”.

Também disse detestar saber que “foi utilizado dinheiro público para construção de um estádio, o famoso Itaquerão”. E afirmou monitorar “praticamente 34 e-mails dos principais políticos do Brasil”.

No fim da tarde de ontem, anunciou: “Invasão efetuada com sucesso!”, com um link para uma foto com o e-mail do prefeito aberto. Nele, pode-se ler mensagens de avisos automático para notícias sobre “eleições”, “DEM”, “PSDB”, “José Serra”, “Eleições 2012”, “Eleições 2008” e “PSD”, partido que o prefeito está criando. Também se vê uma mensagem intitulada “Análise Política”, enviada ontem para o prefeito por Roger Ferreira, ex-assessor especial de Comunicação do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Na página do hacker, há uma montagem de três macacos com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tampando boca, olhos e ouvidos. Até o fechamento desta edição, “Japonês Raul”, que se autodenomina “inimigo público” tinha 135 seguidores no Twitter.

O prefeito Gilberto Kassab emitiu nota sobre o episódio. Disse receber com indignação a notícia de que seu e-mail foi alvo de vandalismo. “É lamentável que algumas pessoas se utilizem de ações criminosas como essa para se manifestar anonimamente”, observou o prefeito, ao ressaltar que respeita as manifestações feitas de maneira democrática e recrimina ações que menosprezam os direitos dos cidadãos.

A repercussão do episódio parece ter assustado o hacker. Por volta das 19h, ele postou três mensagens para dizer que não vazou dados pessoais de Kassab, que o prefeito quer achá-lo mas, “aconteça o que acontecer, sempre restará um de nós”.

O aumento de ataques a sites governamentais e e-mails de autoridades públicas levou o ministério da Ciência e Tecnologia a criar, em parceria com o Exército, um Centro de Defesa Cibernética, anunciado há uma semana. Em junho, os sites da Presidência da República, Receita Federal e o Portal Brasil, que congrega todas as informações governamentais, ficaram fora do ar por horas devido a ações de hackers.