NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Segundo o ministro da Fazenda, o primeiro trimestre foi ‘relativamente bom, surpreendeu economistas’, e governo acredita ter condição de fechar o ano na casa de 1,8% a 2,0% de crescimento

Por Marcelo Osakabe, Valor — São Paulo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou as projeções econômicas que a Secretaria de Política Econômica (SPE) deve soltar na semana que vem, junto com o Boletim MacroFiscal, na próxima segunda-feira.

 

“A Secretaria está reprojetando o crescimento deste ano para 1,9%”, disse a jornalistas que o aguardavam na sede da Fazenda na capital paulista.

 

Segundo ele, o primeiro trimestre foi “relativamente bom, surpreendeu economistas, temos condição de fechar o ano na casa de 1,8% a 2,0%”.

 

Haddad também afirmou que a SPE trabalha agora com uma projeção de inflação de 5,6% para este ano. “Nossa projeção de inflação é menor que a do mercado, estamos com taxa de inflação em torno de 5,5%”, disse o ministro, que depois foi corrigido pelo secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, para uma projeção 5,6%.

 

No último boletim MacroFiscal, divulgado em março, a SPE havia reduzido a projeção de PIB em 2023 de 2,1% para 5,6%. Já a projeção para o IPCA havia sido ajustada de 4,60% para 5,31%.

 

Este conteúdo foi publicado pelo Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2023/05/18/haddad-projecoes-crescimento-pib-inflacao-2023.ghtml